HomeAtendimento online

Atendimento online

Sobre os atendimentos online

Com as rotinas aceleradas que temos atualmente, com as dificuldades de locomoção diante de trânsitos congestionados e estressantes, temos uma libertadora oportunidade: a dos atendimentos online. Muitos estão preferindo esta modalidade de atendimento médico e psicológico, principalmente após o contexto da recente pandemia, causada pelo vírus SARS-CoV-2, na qual a proximidade física teve que ser evitada. Após esse fato, fomos obrigados a nos abrir a novas tecnologias de comunicação, e a interação humana pela internet atingiu um novo patamar. Anteriormente, alguns clientes ficavam receosos em relação a atendimentos psicológicos on-line, porém, agora, o teleatendimento se mostrou a todos como muito eficaz e confiável, e a procura por plataformas de atendimentos pela internet cresceu enormemente. É por esse motivo que decidi dar continuidade a meu trabalho como psicólogo clínico através dos atendimentos on-line, e convido todos que se interessarem a participar dessa profunda e elucidante vivência.

A psicoterapia é um compromisso consigo mesmo, com o próprio bem-estar. É um momento em que temos nossa alma acolhida, reconhecida e “lavada”. A partir do compromisso de, em toda semana, dirigir-se a um encontro com nosso “mundo interno”, vamos, pouco a pouco, entrando em contato com partes de nossa psique das quais ainda não tínhamos consciência e, assim, após esse conhecimento, conseguimos ter um maior controle sobre nossas tendências comportamentais. Reconhecer sentimentos é fundamental para que se possa ter um mínimo domínio sobre eles. Além disso, a fala, o pensamento e a imaginação são ferramentas poderosíssimas, e aprenderemos a utilizá-las ao longo do acompanhamento psicológico. Munidos de tais ferramentas, poderemos lidar melhor com nossas eventuais dificuldades e com os desafios que a vida nos impõe.

O que é construído no momento da sessão pode ser definido como uma espécie de medicamento simbólico, que será tomado a conta-gotas ao longo dos dias subsequentes. Os insights que são obtidos durante os encontros reaparecerão eventualmente nas lembranças do cliente, promovendo transformações em seus pensamentos habituais. Mudando-se o rumo de tendências cognitivas, também novos direcionamentos afetivos são promovidos e a desejada transformação ocorre: momentos de conforto emocional serão mais frequentes, e será maior a capacidade de se livrar de estados afetivos desagradáveis.